07 outubro 2008

Não temais; tenha fé!


Leia com atenção Marcos 5. 35-36

Há momentos em nossas vidas nos quais somos levados a ter medo. Alguns têm medo de voar em um avião, outros de serem assaltados enquanto andam pelas ruas, saem de um restaurante, voltam da igreja, ou mesmo o medo de perder algum amado, de ficar só, medo de que nem mesmo Deus possa ajudar numa situação de crise intensa!

Jairo, a personagem bíblica do texto de Marcos 5. 35-36 vivenciou seus medos. Nesta passagem, de forma específica, deve ter sentido o medo de ter perdido de forma definitiva a vida de sua filha para a morte, e, junto a este, o medo de que Jesus não pudesse mais ajudá-lo!
Quantas vezes somos tomados por sentimento parecido. Creio que muitas! Pois, muitas são as horas nas quais, mesmo em fervente oração, na afirmação de que caminhamos com Jesus Cristo ao nosso lado, somos tentados a dar vazão, razão, ao medo. Jesus, contudo, tem algo a nos dizer: "náo temais; tenha fé!".

E suas palavras não nos servem de encorajamento e consolo somente em situações onde o nosso temor não se confirmou. Não! Pelo texto vemos que suas palavras são lançadas ao coração de Jairo quando a morte toma a vida de sua filha. Ou seja, elas nos chamam a confiar, a lançar fora o medo não somente na avizinhança do desemprego temido, mas também no momento em que este se realizou. Não somente no momento em que se teme a solidão, a morte, a crise, mas sim quando estamos vivenciando a realização destes infortúnios!

Como vemos na vida de Jairo às vezes mesmo quando Jesus está conosco, caminhando em direção ao nosso lar, coisas ruíns podem acontecer, entretanto, não de forma permanente! Por isto Ele nos diz: "Não temais; tenha fé!".
O mesmo ocorreu no barco com seus discípulos em meio ao mar agitado. Jesus dormia, os 12 temiam por suas vidas! Em meio ao desespero despertam a Cristo e perguntam se Ele não se importa que todos morram. Jesus se levanta, ordena calmaria ao vento e ao mar, e afirma que lhes faltou fé. Jairo ouve duas ordens: 1) de seus servos que lhe dizem: "não incomode mais o mestre, sua filha morreu" e 2) de Jesus: "não temais; tenha fé!". Graças a Deus ele ouviu a Cristo!
Precisamos também ouvir a voz do Senhor Jesus! Pois, assim como não somente permaneceu ao lado de Jairo após chamá-lo a permanecer com fé, mas continuou a caminhada em direção a sua casa com a finalidade de atender ao seu clamor incial - "salve minha filha" - , da mesma forma o Senhor Jesus caminha contigo, comigo, conosco diariamente em direção ao nossso lar para nos auxiliar em nossas dificuldades. Para nos dar seu favor em meio a causa impossível. Ele é contigo, comigo, conosco para nos fazer mais do que vencedores em todas as coisas, ainda que estas se mostrem definitivamente concluídas, e desfavoráveis a nós. Afinal, não é verdade de que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus?
Por isto, não temais, tenha fé! Se assim o fizer, provará o poder daquele que não somente pode "dar um jeito", mas venceu a morte, a maior de nossos inimigos. Tendes bom ânimo em meio as aflições, Ele venceu o mundo! E apenas lhe pede que não venha temer, mas sabendo de sua companhia, tenha fé, nEle!
No amor daquele que não nos deixa atemorizados diante das lutas,
Cleber B. Gouveia
Pastor da IPI em Santa Rosa do Descoberto
Santo Antônio de Goiás, Goiás.