“...defenda a vida decente que acompanha o verdadeiro Cristianismo.” Tito 1.1 – NVI
Corromper bons costumes é uma das capacidades naturais do ser humano decaído. E o Dilúvio e da destruição de Sodoma e Gomorra mostram onde isto pode nos levar (Gn 6.5-7 e Gn 18-19).
Alguém, contudo, pode afirmar que estes dois exemplos são o extremo da corrupção humana. O certo, porém, é que não houve tempo na história do ser humano onde não houvesse a corrupção dos bons costumes, estando, tal prática, sempre ligada ou a falta, ou a deturpação, e até mesmo à indiferença para com o conhecimento do Senhor e de Sua vontade.
E é isto que Paulo procura combater nas igrejas na Ilha de Creta: a corrupção da vida cristã. Pois, além destas comunidades cristãs estarem inseridas numa cultura bastante corrompida em seus costumes, havia ainda em seu meio homens deturpadores da verdade, os quais corrompiam a fé das famílias da Igreja (Tito 1.11).
Paulo nos ensina, portanto, que a falta de uma fé correta leva ao mal proceder, desviando do Caminho de Santidade e dedicação ao Senhor tanto a jovens como a idosos, tanto a homens como a mulheres. Por isto Paulo instrui Tito que, em contraposição aos falsos mestres, defenda a vida decente que acompanha o verdadeiro Cristianismo. Por isto chama à fé e à observância da Palavra, e a uma volta à prática dos bons costumes, todos os crentes no Senhor Jesus Cristo, tanto a jovens quanto aos mais experientes, sejam homens ou mulheres.
Que sejamos nós também uma comunidade que viva uma vida segundo o verdadeiro cristianismo, segundo a crença correta, e cujo testemunho para com os de fora gere honra, glória e louvor ao nosso Deus,
Rev. Cleber B. Gouveia
Nenhum comentário:
Postar um comentário