13 janeiro 2007

Novo tempo, nova realidade...

Olá...Graça e Paz da Parte do Pai em nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Sei que há muito tempo não escrevo neste blog. Às vezes, nós, os que escrevemos ficamos bloqueados, eu pessoalmente tenho muito disto. Realmente falei muito sobre a vida nova em Cristo Jesus para os da comunidade onde sirvo ao Senhor. Contudo, não tenho escrito muito. Volto com este texto, escrito para o informativo dominical. Espero que possa ser edificante para sua vida, em Cristo Jesus, amém!

Vivemos novos tempos! Novos tempos significam novas estruturas, e novas estruturas, a necessidade de novo pensar. E é a partir de uma reflexão contemporânea que nós, pastores e presbíteros, entendemos ser necessário trabalhar uma nova estrutura para a vida comunitária de nossa igreja. E a chamamos de: Igreja em Ministérios.

Pensando neste processo de transição, não posso iniciar nosso bate papo sem dizer que você é importante dentro dele. Neemias (Capítulo 2), por exemplo, quando desejou reconstruir Jerusalém, que estava assolada, conseguira bom termo diante de Deus e do rei, e poderia ordenar o que quisesse e fosse necessário para que seu ideal fosse concretizado. Contudo, sentou-se com os principais do seu povo em Jerusalém, e compartilhou com estes o que Deus havia feito por ele, convidando-os a participarem do processo de reconstrução. Por fim, todas as famílias que ali estavam se envolveram no processo. O que isto significa? Cada um deles era importante para a reconstrução de Jerusalém. O que quero dizer com isto? Cada um de nós, membro da 1ª.IPI, do Distrito Federal é importante para que o processo de transição para uma Igreja em Ministério seja bem sucedido, bem como permaneça e dê frutos.

Na história de Neemias, o entendimento por parte do povo se fez de forma concreta. Eles literalmente puseram as mãos na massa (v. 18), e trabalharam para reconstruir os muros.
Nós também precisamos deste desprendimento. Todo o processo de transição dependerá do nosso envolvimento não somente em oração nos lares ou no templo, como forma de intercessão pelos lideres. Sozinhos não farão o que deve ser realizado. Ministérios não se mantêm somente pelo trabalho dos seus lideres. Assim como Neemias sozinho, ou mesmo com os sacerdotes e nobres, não conseguiria reconstruir nada somente com o apoio moral do restante dos habitantes de Jerusalém, não se poderá concretizar o sonho de ministérios fortes e eficazes sem o envolvimento verdadeiro, prático, no dia-a-dia, de cada membro de nossa comunidade, incluindo você.

Creio que Deus, em Seu coração, tem um Dom espiritual para a sua vida. Se você ainda não o tem, é preciso buscá-lo, e mais, torná-lo evidente, frutífero dentro da comunidade, para que ela, como Corpo de Cristo, cresça em amor para o bom desenvolvimento de seu serviço como Serva do Altíssimo.

Assim sendo, o que pretendo nesta pastoral é dizer: não se esconda, pois a luz não pode ser acessa e escondida debaixo da cama (Mt 5.14). Não perca o sabor, pois os dons e o amor de Deus em nos dá um sabor único, e não se pode perder o sabor que lhe dá o sentido de existir (Mt 5.13). Seja como aquele que vive e serve ao Senhor com sua vida, talentos e Dons recebidos do alto, e andemos pelos vales áridos fazendo brotar ali um manancial de vida em Cristo Jesus. Amém.
Rev. Cleber Batista Gouveia
É Pastor Auxiliar da 1a. IPI do DF, e
Capelão no Colégio CEDECAP, Taguatinga DF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário