10 abril 2007

Onde está a sua Esperança?

A Ressurreição de Cristo é um anúncio estrondoso de que há esperança para o nosso futuro. Somos todos os dias aterrorizados pelo medo. Medo de que o aquecimento global da terra consuma com a vida. Medo de que falte água potável daqui a alguns anos. Medo dos países que continuam investindo cifras inimagináveis em armamento nuclear. Medo da guerra do tráfico. Medo de que sejamos assaltados na próxima esquina. Medo de doenças que ainda não existem, mas não se iluda, serão descobertas. Medo do futuro...

Diante de todos os medos e angústias existenciais, devemos nos questionar: Onde está nossa Esperança?

Os dois discípulos a caminho de Emaús tinham certas esperanças: "Ora, nós esperávamos que fosse ele quem havia de redimir a Israel; mas depois de tudo isto, é já este o terceiro dia desde que tais coisas sucederam" (Lc. 24:21). Tinham certas esperanças, mas não tinham a Esperança certa. Tinham esperanças meramente terrenas. Ansiavam por uma redenção política. Nada muito diferente da pergunta daqueles que estavam reunidos quando da ascensão de Cristo: "Senhor, será este o tempo em que restaures o reino a Israel?" (Atos 1:6).

A Ressurreição de Cristo redireciona nossa Esperança. E embora não devamos nos alienar do tempo presente, não podemos colocar nele nossa esperança. Embora não devamos nos acomodar frente às catástrofes e tragédias pré-anunciadas, antes sermos agentes de mudança, não podemos também nos iludir com melhoras sistemáticas no futuro de uma humanidade depravada, decaída e em franco processo de apodrecimento.

Portanto, nossa esperança não é posta naquilo que é perecível, efêmero e transitório. Nossa esperança é eterna e incorruptível. A morte e ressurreição de Cristo é a representação de nossa nova vida. Fomos sepultados no batismo e ressurgimos pela fé no poder de Deus que ressuscitou a Cristo (Cl. 2:12). "Portanto, se fostes ressucitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra..." (Cl. 3:1-2) Onde está a sua Esperança?"Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens." (1 Co. 15:19)

Jean Douglas Gonçalves, pastor da 1a. IPI do Distrito Federal
ipidf.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário