22 agosto 2008

Pensamentos a respeito da Vida e Morte


Hoje (Sexta, dia 22 de agosto de 2008), quando estava a caminho de um dos bancos de Anápolis, fui surpreendido por um jovem em uma das esquinas do centro da cidade, onde atualmente resido.Num primeiro momento achei que o mesmo estava entregando panfletos de candidatos a prefeito, pois estamos num período eleitoral. Acabei por pegar aquele papel o qual ele estendia em minha direção. Ao começar a ler vi a seguinte pergunta: "Existe vida após a morte?". Interecei-me pelo tema, pois é uma pergunta cujo Evangelho do Senhor Jesus responde afirmativamente: "eu sou a ressurreição e a vida, aquele que em mim crê, ainda que morra viverá!" (João 11.25). "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho para que todo o que nele crê tenha vida eterna" (João 3.16). Contudo, não era a resposta do Evangelho que estava contida naquele folheto, mas a espírita e um convite: "Conheça o Espiritismo".
É interessante a "religiao dos mortos" falar a respeito da vida após a morte, mas o é também interessante o fato de a Religião da vida falar a respeito da morte após a vida. O que desejo com minhas palavras? É simples. Dizer que não existe somente vida após morte, como também existe morte após a vida. O que parece ser tão claro é bastante ignorado, principalmente pela maioria das outras religiões. Sendo o medo de morrer, pois não se sabe o que há depois, um dos principais causadores de ansiedade no coração humano desde seus primordios (podemos dizer, desde a queda), talvez nenhuma outra religião tenha duas afirmaçoes tão claras de forma tão convicta com relação a o pós-morte.
O Espiritismo, por exemplo, não toca em morte após a vida. De acordo com esta doutrina, tão conhecida em nosso país, o que há é um mundo onde somente a possiblidade de vida para os mortos existe, e lá estes esperam voltar à vida no mundo dos vivos. Ou seja, nunca se fala em possibilidade de um caminho sem volta, de um fim da existência humana. Assim sendo, os que alcançam a condição de iluminação plena, ou plena evolução, quando morrem não voltam; os que a não alcançam voltam numa constante luta física para ficarem no pós-morte num lugar melhor!
A Bíblia contudo, não se furta em falar e afirmar que há morte após a vida. Após a morte, a vida é uma possibilidade para os que crêm. É eterna! Mas ao findar o ciclo da vida, a aniquilação, a morte eterna, também pode ocorrer ao ser humano! Afinal, não é a vida um dom gratuíto de Deus em Cristo Jesus, e a morte o salário do pecado ( e aqui não se refere a primeira, mas a segunda) Romanos 6.23. Desta forma, podemos ver que há seriedade na Revelação quando esta fala a respeido da morte após a vida!
E, sendo verdadeira, como é a afirmação de Cristo Jesus em João 11.25, como também a de Paulo em Romanos 6, afirmo ainda que, ao contrario do ensino de quase todas as outras religiões, a possilidade da vida pós-morte não está contida no próprio ser humano e suas atitudes. Não vem deste o poder ou não viver. A vida após a morte não depende da vontade humana. Ela vem de outro lugar, e existe devido a vontade divina, além do ser humano (Gn 2.6; João 1.4; João 10.28). Assim também a morte. Pois o que dá a vida é o que pode tirar (Jó 1. 21; Lucas 12.5), e, segundo seus designios o faz, e, segundo estes, decidiu que entre viver e continuar morto após a vida, depende de se estar ou não em Cristo Jesus. Crer ou não nEle (João 6.54).
Por isto, quero dizer: existe vida depois da morte, mas também existe morteapós a vida. A vida está em Cristo (João 6: 35 e 48; João 14.6) e é para todos que nEle estão escondidos em Deus (Colossenses 4.3-4). A morte, está fora dele, e é para todos que jazem no maligno. Onde você está?


Cleber B. Gouveia
Ministro do Evangelho de Jesus Cristo,
e pastor da IPI de Santa Rosa do Descoberto, Goiás
e colaborador do site www.falaremdeus.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário