23 dezembro 2009

O NATAL DAS LUZES!

“Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.” Tiago 1.17

O Natal já é comemorado entre nós! As cidades iluminadas mostram isto. Ruas, casas, prédios públicos, todos decorados com luzes vibrantes, coloridas, enfeitando as cidades, anunciando a chegada do Natal!

E luz é a marca desta maravilhosa festa Cristã! Afinal, o nascimento de Jesus Cristo resulta do amor com o qual Deus nos amou “de tal maneira”, e Ele é o Pai das Luzes, do qual desce do céu toda boa dádiva (Tg 1.17).

Assim sendo, Jesus Cristo é como uma Boa dádiva de Deus! Afinal, do alto veio nos salvar, dando-nos o Dom da Vida Eterna (Jo 3.16; 11.25 e Rm 6.23). Afinal, Ele também é fonte de luz: “Eu, que sou a luz, vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas” (João 12.46).

Jesus, portanto, veio trazer claridade aos que estavam nas trevas (Is 9.2; Mt 4.16; Lc 2.32; Jo 9.5). Sim, pois o pecado traz obscuridade ao nosso entendimento e às nossas ações, como podemos ver, por exemplo, nos atos de corrupção dos agentes públicos de nosso país, e na prática do adultério às escondidas. Tudo é feito às “escuras” para que ninguém possa ver (Ef 4.18; I Tm 6.5).

Assim sendo, podemos dizer que a vinda de Jesus Cristo a este mundo trouxe luz à escuridão de nossa existência, revelando o quanto precisamos dEle para que sejamos livres do pecado e da morte (Lc 8.17). A partir desta compreensão podemos afirmar que, uma vez iluminados, somos livres do poder das trevas, e passamos a viver na Luz de Deus manifesta em Seu Filho, por meio do Seu Espírito em Sua Palavra (Sl 34.5;Jo 1.9; Ef 5.14).

Por fim, uma vez iluminados passamos a irradiar sua luz na vida das pessoas quando em nossas relações manifestamos Suas virtudes, comunicando Sua vida em nossas palavras e ações, de forma que o poder das trevas é destruído pelo brilho de Cristo em Nós (Mt 5.14; 1ª. Pe 2.9; Ap 22.5)!

Por isto, sejamos nós Luz do mundo! E que o Natal seja verdadeiramente uma bela celebração da manifestação da Luz de Deus entre os homens: Jesus, o Cristo, o Salvador do mundo, a Boa dádiva que dos céus o Pai das luzes nos deu gratuitamente, para a vida eterna, amém, e amém!

Rev. Cleber B. Gouveia

Nenhum comentário:

Postar um comentário