01 junho 2006

Haverá amor maior que o de uma Mãe? Sim, há!

Bem, depois de alguns dias longe, voltamos. Estivemos participando de um congresso de pastores, em Cocalzinho, Goiás. O Congresso fora organizado pela Missão Vida (www.mvida.org.br/), que merece sua atenção e sua oferta. Entre no link e veja com seus próprios olhos. Eu vi mendigos restaurados pelo poder e amor de Deus, e a partir do que vi, gostaria de compartilhar com vocês algo que está na Palavra de Deus em Isaías 49.15:

"Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama...? Eu, todavia, não me esquecerei de ti”.

Haverá amor maior que de mãe? Creio que todos nós concordamos que não. Mesmo sendo homem, e com muita fé, um futuro pai, tenho que reconhecer não haver amor como o de mãe. Se duvidares, bastará que olhes um pouco para os lares brasileiros. Nos em que não há pai e mãe, são poucos aqueles os quais os pais moram sozinhos com os filhos e deles cuidam. A grande maioria é de mães abandonadas, ou na gestação, ou após o nascimento, ou durante o relacionamento, de forma covarde. Contudo, elas estão ali, ao lado dos filhos, lutando contra tudo e contra todos, em favor dos mesmos. São mães que se desdobram para também serem pais, e não se cansam da difícil tarefa de continuar a prover a vida para seus filhos. Isto é amor de mãe!
Entretanto, até mesmo uma mãe poderá abandonar seu filho. Aliás, poderá até mesmo abandoná-lo torcendo pela sua morte. Não fora isto que ocorrera a poucos meses em Belo Horizonte. Uma mãe que, entendendo não ter condições de cuidar do filho (será?), o colocou em um saco, deixando-o à mercê da própria sorte em uma lagoa? E após este, houve outros casos, e creio que infelizmente não serão os últimos.
O texto de Isaías, contudo, nos afirma: "Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama...? Eu, todavia, não me esquecerei de ti."
Uma mãe poderá esquecer seu filho; poderá rejeitá-lo, e até mesmo querer se livrar do filho que ainda nela mama. Mas o Senhor não. O Seu amor é maior. Ele é capaz de ter um amor maior que o de mãe!
Digo isto com muita propriedade, pois conheço pessoalmente outros casos em que uma mãe deixou de amar seu filho. E isto ocorrera com mães que se dispuseram a ir até o fim, e foram ao extremo para ajudar o filho viciado nas drogas, no álcool, a serem livres, mas que não suportaram tanta dor, tanto sofrimento, e viram-se incapazes de continuar amando. Um filho poderá apagar, ou mesmo destruir, o amor de sua mãe. Mas, não há nada que façamos, ou deixemos de fazer, que irá diminuir ou aumentar o amor de Deus por nós. Ele nos amou quando éramos pecador (Romanos 8). Seu amor é incondicional. Jesus morreu na Cruz por pessoas que O desprezaram. Ele poderia ter desistido. Mas não o fez. Há amor maior que este? Não acredito, e afirmo com convicção: não há! Ainda mais quando vemos que Ele fora desprezado, maltratado, e nada guardou em seu coração. Aliás, deste coração, veio aquilo que é mais forte no amor: sua capacidade de perdoar (Lc 23.34).
Você poderá ver casos na Bíblia os quais o levaria a irar-se contra a personagem bíblica, e dizer que, se fosse Deus, o destruiria. Deus, porém, os amou e os restaurou. Veja isto com os seus próprios olhos através da História de Manassés (II Crônicas 33). Ele é um exemplo claro. Seus pais se envergonhariam, e quem sabe o rejeitariam por causa de suas atitudes. Mas o Senhor não desistiu dele, e o buscou, o restaurou. A história do filho pródigo também representa bem este amor de Deus. O filho que rejeita o amor do seu pai. Rejeita o próprio pai quando pede a herança pra viver como desejar, e isto longe de seu lar. Contudo, quando este volta para a casa do pai sem nada, apenas com o pedido de que fosse aceito como servo, pôde provar do amor incondicional (Lucas 15), o mesmo amor com o qual o Senhor nos ama, e não O deixa se esquecer de nós.
Portanto, uma mãe pode deixar de amar e assim abandonar seu filho a própria sorte. O Senhor não!
Esta é a nossa esperança! Esta é a nossa alegria! Esta é a nossa vitória! E graças damos a Ti Senhor, que não se esquece de nós nunca! Por isto O adoramos, O louvamos, o amamos. Em Cristo Jesus, amém!

No amor em Cristo Jesus, Cleber B. Gouveia, pr.
Pastor Auxiliar da 1a. IPI do DF, e Capelão do Centro Educacional Evangélico Eduardo Carlos Pereira em Taguatinga DF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário