30 setembro 2009

Não quero ser "Cult"

Tempos atrás navegando pela net passei a manhã vendo alguns site. Site bons, com presença de "icones" de um falar brasileiro a respeito de Deus. Encontrei coisa boa. Ouvi, porém, algumas que considero não tão boas assim. Principalmente a tendência de ser "cult" ao abrir um culto com Lenine. Nada contra a boa voz e melodia de tal canto da MPB, mas, o que tem de tão profundo e espiritual a letra de um Ateu? Será que precisaremos buscar em fontes rasas e amargas as doces águas que jorram da fonte profunda e saudável do Espírito Santo? Sinceramente, não consigo compreender assim.

Tenho questionado muitas coisas dentro da espiritualidade cristã de nossos dias. Há muito de demoniaco nesta. Há muito de Baal, Jezabel dentro da mesma. Há muito engano com certeza. Acredito, por isto, na necessidade urgente de uma Reforma profunda no nosso pensar e agir como Igreja. Acredito na tão urgente "deconstrução", sim, demolir para reconstruir sob os fundamentos dos apóstolos. Contudo, não com tijolos e barros cuja estrutura é constituida por impurezas que afetam a qualidade da construção. Afinal, não é isto que se busca destruir? As "impurezas" impregnadas no verdadeiro Evangelho?

Por isto não quero ser mediocre, mas não desejo também ser "cult". Afinal, vejo em cada um deles um pouco do outro, e na união de ambos a mesma coisa de nada (para falar a língua dos críticos da Igreja). E aí pergunto: estaria de toda errada a tradição cristã vivenciada deste os apóstolos?

Também não defendo aqui a demonização da cultura popular e do pouco de revelação que há fora da Igreja. Afinal, se os filhos não falarem, Deus suscitará as Pedras. Contudo, o valor não está na Pedra que fala, e por isto não convidaria Lenine para cantar na abertura do Culto um "louvor" ou um "cantico de adoração", pois o coração de tal não se inclina para confessar gratidão e adoração a Deus, e assim não estaria prestando um "culto" ao Senhor Jesus Cristo, objetivo único dos congregados!

Quero, entretando, dizer que vejo com bons olhos alguns movimentos. Eles agitam a água, fazendo com que esta volta a girar, e assim nos tira do comodismo. Precisamos realmente repensar a Igreja.

Outra coisa importante que vejo é o fato destes movimentos nos levarem a entender que a inconformidade com nossa atual situação direciona-nos para uma real ação; e há muitos no mesmo caminho.

Destes movimentos vem também a claridade sobre o que não fazer. Ser "cult" é um deles. Isto não deu certo no cinema, por exemplo - no Brasil o cinema novo, cult, hoje é alvo de chacota. (segundo a Wikipédia uma das características para ser cult no cinema é a baixa qualidade do material). A transformação das artes veio através dos que falaram com o coração, de forma simples e natural, como foi a vida e obra do Senhor Jesus Cristo.

Desta forma, continuo a olhar tudo às vezes sentindo-me como um deles, outra vez como expectador, e outras vezes com alguém incapaz de compreender as coisas,. Desejo também vivenciar algo novo, ser contemporâneo, e assim continuo a olhar tudo. Mas preciso aprender a reter o que é Bom, e Deus me ajude neste processo!


Gostaria de deixar alguns sites para sua apreciação:


http://www.plataforma.art.br/ (Bom site com entrevistas com bons músicos cristãos brasileiros)


http://www.jorgecamargo.com.br/ ( Um dos mais sóbrios poetas da música cristã brasileira)


http://zonadareforma.blogspot.com/ (blog cristão em busca de um cristianismo criativo)



Naquele que é cheio de Graça e Verdade,



Cleber B. Gouveia, servo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário