30 outubro 2009

Defendendo a fé do Evangelho!


“...portai-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo [...] combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé do evangelho”. Filpenses 1.27


Os crentes precisam ser pessoas maduras para serem capazes de dar a razão de sua fé! É com esta perspectiva que Paulo inicia o trecho de Filipenses 1. 27-30, lembrando aos irmãos e às irmãs da Igreja em Filipos que, como cidadãos do Reino, precisavam viver de modo digno do Evangelho.


Mas, como podemos viver “dignamente conforme o Evangelho”? Paulo nos responde no capítulo 2 verso 12b: buscando o desenvolvimento da salvação. E o que seria desenvolver a Salvação? A palavra usada por Paulo para o termo “desenvolver” é katergazesthȇ, e significa progredir de forma linear até o alvo, trabalhar até o fim (1ª. Ts 4.1). Ou seja, os crentes de Filipos deveriam, em unidade de fé e propósito, procurar desenvolver o habito de desejar, todos os dias, viver de acordo com o Evangelho.


Isto por sua vez, significa ter como alvo a busca diária pela santidade (2ª. Co 7.1; 1ª. Pe 1. 15-16); por um viver em amor (Jo 15.9-10; Rm 12.10 e 13.8); buscando com zelo os dons espirituais (1ª, Co 14.1 e 12), de forma que haja na igreja edificação para o amadurecimento na fé cristã (Efésios 4).


Paulo, portanto, está nos ensinando que não há outro meio de defender a fé do Evangelho, senão pelo crescimento espiritual (Atos 20.25-32). De que não podemos ficar estagnados, pois, toda vez que alguém nos perguntar a respeito da salvação, e não soubermos responder, será isto um sinal de que vivemos sem dignidade a fé do Evangelho.


Desta forma, como alguém que sabe escolher o melhor (Fp. 1.12b), escolha ter por habito a busca do desenvolvimento da sua salvação, procurando conformar-se com o Evangelho de Jesus Cristo (Rm 12.1-2; Hb 2.1). Fazendo isto, tenho certeza de que nada impedirá o seu testemunho de fé, e os frutos naturalmente irão aparecer (Jo 15.1-16). E lembre-se: Deus deseja nos levar a tal desenvolvimento (Fp. 1.6; 2.13; 2ª. Co 9.8).


Cleber B. Gouveia, pr.

2 comentários:

  1. Anônimo1:17 PM

    Qeu o senhor jesus vos abensoi mais e mais e que este trabalho cresa seguda a vontadi de nosso senhor jesus.A qui e um irmao que preciza de vosas oracoes, eu sou um evagelista aqui no pais da irlanda meu nome e Sidney emoro na sidade de Roscommon.enail=S1d1ney@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Mano...estaremos orando por você, por seu ministério. Ore por mim e minha família também! Preciso muito!

    Cleber

    ResponderExcluir