19 maio 2006

"Jeitinho brasileiro crente?!!!"

"Falando a verdade com espírito de amor, cresçamos em tudo até alcançarmos a altura espiritual de Cristo." (Efésios 4.15)
Há dias que venho dormindo, levantando, viajando, repousando, ou seja, vivenciando meus dias comuns, e sempre me vejo frente a uma notícia de escandá-los na política brasileira. Acusações são feitas, e defesas emocionadas, chorosas, ou raivosas, são construidas com a mesma rapidez. Parece-me até que já existiam, esperando tão somente o dia "D", da Desconversa. O pior de tudo, é o fato de muitos dos envolvidos serem conhecidos como sendo da "bancada evangélica". Alguns desejam, inclusive, a Presidência da República, e claro, nós, ou alguns de nós, os evangélicos, oramos, "profetizamos", e trabalhamos para que isto aconteça. Mas sabe o que mais fazer doer o meu coração: a conclusão de que o "jeitinho brasileiro", o pior dele, está presente também nestes políticos.
Mas não precisamos parar somente nos políticos. Quantos de nós, a começar de mim, usam deste artifício, em muitas situações, objetivando lucrar com a boa vontade do próximo, ou mesmo sair de uma saia justa? E somos, pelo menos eu o fui hoje, confrontados com o texto de Efésios: "falando a verdade, com espírito de amor, cresçamos em tudo, até alcançarmos a altura espiritual de Cristo."
Sei que o tal "jeitinho brasileiro" possui o melhor de nós também. Qualidades reconhecidas nas artes, nas ciências... somos bons em tudo que nos dedicamos. Ganhamos prêmios e somos reconhecidos no mundo inteiro pela nossa arte literária, musical, e, nos esportes, nem é preciso falar muito. Temos a simpatia do mundo inteiro, talvez até os argentinos no fundo nos admirem. Conseguimos driblar a desigualdade, a injustiça social, e somos felizes em contextos onde outros moradores do planeta talvez quisessem o fim de suas vidas. Poderíamos dizer que nos alegramos em toda e qualquer situação.
Contudo, nosso "jeitinho brasileiro" precisa passar também pela conversão que a Cruz de Cristo proporciona, e ser um "novo jeitinho brasileiro Crente", e crente mesmo, de forma que o desejo louco de se passar pelo esperto que nunca perde, e sempre busca levar vantagens pessoais, seja trocado pelo esperto que nunca perde a oportunidade de levar a vantagem para o seu proximo. Creio que necessitamos buscar a conversão de nosso "jeitinho brasileiro" que, todos sabemos, está enraizado em nossa personalidade. Assim, aprenderemos a falar a verdade, com todo espírito de amor, e poderemos verdadeiramente crescer em tudo, até mesmo na influências frutífera junto a sociedade, e chegarmos a "...altura espiritual de Cristo". Poderemos, então, desejar as esferas de poder com o verdadeiro intuíto de levar a nossa Nação ao "...pleno conhecimento da Verdade".
Não estou aqui como alguém que julga ter alcançado, mas sim como um pecador agraciado que, chamado hoje ao arrependimento matinal, sigo "...para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus" (Fp 3. 4-11), que deve ser a atitude de todo crente que busca imitar ao seu Senhor e Mestre. E, por fim, desejo a todos um ótimo fim de semana, reafirmando: levem ao caminho da conversão em Jesus Cristo o seu "jeitinho brasileiro". Ele também precisa dela. O meu já está sendo levado ao caminho da cruz de Jesus Cristo.
No amor do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, Cleber B. Gouveia, pr.

4 comentários:

  1. Anônimo6:09 PM

    Pr. Cleber B. Gouveia,

    "Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; como a alva será a sua saída; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra" Oséias 6:3
    Gostei muito das suas palavras, retrata a realidade de fatos relavantes de nossa sociedade, sociedade esta no meio evangélico, que precisa da verdadeira conversão em Cristo Jesus, continue assim, levando o conhecimento da palavra de Deus à todos.
    Com carinho em Cristo

    ResponderExcluir
  2. Anônimo6:12 PM

    Pr. Cleber B. Gouveia,

    "Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; como a alva será a sua saída; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra" Oséias 6:3
    Gostei muito das suas palavras, retrata a realidade de fatos relavantes de nossa sociedade, sociedade esta no meio evangélico, que precisa da verdadeira conversão em Cristo Jesus, continue assim, levando o conhecimento da palavra de Deus à todos.
    Com carinho em Cristo

    ResponderExcluir
  3. Ok Leia...obrigado pelas suas palavras... esperamos que o Senhor nos abençõe dia a dia no caminhar como discipulos dEle, para o louvor e honra de Seu Santo nome....

    ResponderExcluir
  4. Anônimo12:43 PM

    OI Cleber, acho que realmente o povo Cristão tem que parar de ter o jeitinho brasileiro quando vai contra a palavra de Deus! "Metanóia",mudança de mente...não vois conformais com o mundo.....to com vc nesta luta de transformação pelos caminhos de Jesus! Uma ótima e abençoada semana pra vc!

    ResponderExcluir