20 janeiro 2009

Encontrando o Caminho da Quietude no Senhor!




Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra. Salmo 46.10


Estamos já no meio do mês de janeiro, e como nossos dias parecem voar! Não sei se verdadeiramente eles estão ficando curtos, se as vinte e quatro horas estão ficando cada vez menores, e se a terra gira mais rápida que antes. Talvez sim, talvez não, mas, mesmo assim, não tão rápida ao ponto de tornar os dias tão menores. O que poderia estar acontecendo então?

Acredito que os dias podem estar menores milésimos de segundos, mas não serem estes a causa de nossa incapacidade de viver e realizar tudo o que “precisamos” a cada dia, e sim a diminuição de nossa capacidade de percepção das coisas a causa de tal pressentimento de dias mais curtos. Mas capacidade para perceber o quê? Capacidade para perceber o quanto nos atarefamos além de nossas possibilidades, com metas inalcançáveis e cada vez maiores. Criamos atividades demais para nós e nossa família ao ponto de não termos mais tempos para gozar um dia todo juntos, quanto mais juntos na Igreja ou em casa na intimidade com o Senhor.
Mas por quê? Pela inquietação do coração! Sim! O “coração inquieto” é um mau hediondo presente em nossos dias, e o chamamos de ansiedade. A ansiedade decorre de um coração inquieto. O “coração inquieto”, por sua vez, resulta (1) da nossa incapacidade para enfrentar os desafios cotidianos, fazendo-nos ter o sentimento de incapacidade de vencê-los, levando-nos ao desespero. Um “coração inquieto” resulta ainda (2) da insatisfação para com nós mesmos, e, desta forma, da busca incontrolavelmente de nos atarefarmos na tentativa de encontrar sentido em algumas coisas além de nós. A vivência do dia-a-dia, porém, prova ser ineficaz tal remédio para ambas as situações.
O remédio? A Bíblia já nos diz: aquietar o coração e saber que o Senhor é Deus.

Perceber a presença de Deus conosco diante dos gigantes que se levantam nos faz ser como Davi: não temer os dias maus, e enfrentá-los na certeza de que Deus nos ajuda a vencer (Sl 116.7)!
Perceber que o Senhor é Deus e está conosco nos leva a buscar refúgio, sentido, não nas coisas criadas por Ele ou por nós (fonte de toda inquietação), mas nEle, e, desta forma, encontramos descanso para nosso coração inquieto, pois, “ ...fartou a alma sedenta, e encheu de bens a alma faminta” (Sl 107.9).

Por isto busque sempre aquietar o seu coração diante de circunstâncias que possam trazer inquietude. Busque esta posição de quietude em Jesus Cristo sempre que se sentir só, desamparado, afligido, ou mesmo faminto na alma, e diga a si mesmo: sabei que o Senhor é Deus! Com toda certeza seus dias não passarão tão rapidamente, você terá tempo para si mesmo e sua família, e, claro, para descobrir cada vez mais o quanto o Senhor é Deus; o único e verdadeiro Deus capaz de te acalmar!


No amor daquele que é nosso refúgio e fortaleza,

Cleber B. Gouveia.
Pastor da I.P.I. do P-Sul em Ceilândia, Distrito Federal,
e da I.P.I. em Santa Rosa do Descoberto, em Santo Antônio do Descoberto, Go.

Nenhum comentário:

Postar um comentário