23 janeiro 2009

Oração: caminho para o Reino de Deus!


“Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas”. (Mateus 6.33)


O gentio não sabe o que é orar. Pois orar é buscar algo além de nós mesmos, e, de forma específica para o Jesus Cristo, buscar ao Deus Criador que nos fez, e sua justiça, único capaz de prover sustento para todas as coisas criadas. O gentio, portanto, se desespera por buscar sua segurança em imagens que não podem fazer nada, falsos deuses fabricados segundo a personalidade de quem o fez, controlados por ele, segundo suas vontades. Desta forma, buscam o sentido em si mesmo, e não além de deles, e por isto, não sabem orar, não oram, e não encontram paz e tranqüilidade diante das circunstâncias. Este é o motivo da inquietação do gentio diante da insegurança do dia-a-dia, das inúmeras incertezas que tomam conta do seu coração.

O crente, porém, busca com fé aquele que o fez, o salvou, e por ele tem um amor eterno. Na oração ele vai além de si mesmo, do rei ou governante na terra, para encontrar tranqüilidade quanto a satisfação de suas necessidades. Ele vai de encontro com o Reino de Deus, na certeza de que neste Reino há um Deus, um Senhor que não ignora sua vida e necessidades, e com amor o tem em cuidado.

A oração é, ainda, a única forma de alcançar o Reino, pois este não é deste mundo, mas o transcende. Transcende por não ser deste mundo – ainda que já manifesto nele -, por não ter as mesmas estruturas pecaminosas, conseqüentemente injustas e destruidoras da vida.

O Reino que se encontra pelo caminho da oração é de Deus, e é justo, é onde há a vida. Assim sendo, orar é preciso, e sempre! Pois ao orarmos na busca do Reino de Deus em Cristo Jesus encontraremos descanso para nossa alma cansada, renovo de forças diante da fadiga, certeza em meio a incertezas, alegria, amor, paz, tranqüilidade, provisão; uma vida sem medos e conseqüente ansiedade.

Por isto, oremos, sempre, para que possamos alcançar o Reino. Digamos em nossos corações a cada manhã: “venha o teu reino, seja feita a sua vontade!”. Por isto, vivamos segundo os valores deste Reino, pois é certo nas palavras do Senhor Jesus que este Reino há de ser encontrado, e sua justiça vestida em cada um dos que se achegam a ele. Louvemos ao Senhor por causa da Sua misericórdia, bondade, e fidelidade presentes na vida dos que buscam Seu Reino!

Cleber B. Gouveia,
Pastor da I.P.I. do P-Sul, em Ceilândia, D.F.,
E da I.P.I. em Santa Rosa do Descoberto, Santo Antônio de Goiás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário