13 janeiro 2009

Uma boa forma de vida para 2009




“...ainda dentro de pouco tempo aquele que vem virá, e não tardará [...] Assim, pois, não durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios.”
Hebreus 10.37 e I Tessalonicenses 5.6

No primeiro culto deste na IPI do P-Sul, igreja a qual pastoreio em Ceilândia, DF, falamos como de costume em todo início de ano da necessidade e importância de um planejamento pessoal, familiar e eclesial.

Senti-me, entretanto, direcionado por Deus para dar ênfase num planejamento que vise a Vontade de Deus e priorize o Seu Reino. Neste sentido exortei para que pudéssemos entender o nosso lugar no Reino do Céus, anunciado e inaugurado por Jesus Cristo; neste projeto maravilhoso e sobrenatural de Salvação e Restauração de todas as coisas criadas.

Finalizei o sermão conclamando a todos a, com esta visão, planejar seus dias em 2009 como se fossem os últimos, no sentido de ter desejo ardente, anseio pela vinda de Jesus Cristo com novos céus e nova terra, com a nova Jerusalém, estabelecendo de uma vez por todas o Reino de Deus entre nós (Ap 3.12 e Ap 21. 1-8) .

Pedi que planejássemos cada detalhe como se Jesus voltasse agora, de forma que a santificação, a relação com o Senhor pela oração, a espiritualidade cristã como um todo, e testemunho através do serviço cristão se tornassem imprescindíveis em nosso dia-a-dia, assim como o ar, a água, a casa, o trabalho, o arroz e o feijão o são.

Penso ser esta uma boa forma de viver nossos dias tão cheios de maldade e vazios pela falta de conhecimento e temor ao Senhor. Sim, pois quando temos grande expectativa na segunda vinda do Senhor Jesus Cristo vivemos com mais responsabilidade como Cristãos quanto ao nosso chamado ao anúncio do projeto de Deus aos seres humanos, e restante da criação.

Sem esta expectativa do "...venha o teu reino..." nossa vida se torna medíocre, pois não vê outra coisa a fazer até a morte a não ser comer e beber de forma irresponsável e destrutiva. Sem esta expectativa do "...venha o teu reino..." resta-nos somente o apegar as coisas de mundo, perecíveis e sem sentido em si mesmas, tornado-nos pessoas vazias, cristãos sem o fogo do Espírito, sal sem sabor.

Por fim, visando auxiliar na fixação desta idéia, proponho alguns passos a serem dados:

a) medite constantemente nos textos bíblicos que se referem a segunda vinda de Jesus Cristo (Atos 1.11; I I Tss 4. 13 a 5. 11, II Pe 3. 10-13; Ap. 1. 7-8, Ap. 3.11, Ap. 22.7 entre outros ).

b) Reflita nas promessas para os crentes que aguardam este dia, bem como na necessidade de estar preparado para Sua vinda (Fp 1.6; Col. 1.10 e 3.4; I Tss 2.10-12; Hb 12.14; II Pe 3.13, Ap. 21. 1-8 entre outros)!

c) Converse em família, desperte seu conjugue e filho(s) para tal verdade, e, juntos, casal e filhos, orem ao Senhor louvando Seu nome por ter revelado seus mistérios a você e à sua família (Hb 3.13).

Que 2009 seja o ano da volta de Cristo, mas, se assim não acontecer, viva como se fosse agora esta volta, sem retroceder um passo na fé que nos dá a certeza das “...cousas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem” (Hebreus 11. 1), pois, aos que anseiam por tal fato há grande recompensa (2 Tm 4.8)!

No amor daquele que vem sem demora trazer-nos novos céus e nova terra,


Cleber B. Gouveia

Pastor da IPI do Brasil na IPI do P-SUl, Ceilândia, D.F.
e IPI em Santa Rosa do Descoberto, Santo Antônio do Descoberto, GO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário