18 agosto 2006

Procurando uma casa de Simão

Naquela cidade, morava uma mulher de má fama. Ela soube que Jesus estava jantando na casa do fariseu. Então, pegou um frasco feito de alabastro, cheio de perfume, e ficou aos pés de Jesus, por trás.
Lucas 7. 37 – 38


Você já deve ter ouvido isso, mas vale repetir. A mulher que invadiu a casa de Simão, o leproso, lavando os pés de Jesus com suas lágrimas, beijos e o caro perfume que carregava, era uma condenada. Prostituta, a ela era impossível sair daquela vida mesmo que quisesse, uma vez que não teria dinheiro algum para se purificar, segundo os ritos da religião judaica. Como prostituta, teria ganho o suficiente, mas seu dinheiro – ilícito – era amaldiçoado e jamais poderia pagar-lhe a pureza ritual. Mesmo que os homens com quem fosse para a cama fossem os maiorais da religião, ela mesma jamais deixaria de ser uma excluída da religião e da sociedade dos judeus.
A religião mata. Ela escraviza. Ela impede a liberdade. Essa mulher é nossa testemunha disso. Nenhum de nós é puro o suficiente para se achegar a Deus. Nem mais santo do que essa mulher pecadora. Nem melhor que ninguém. Mas assumimos o parâmetro religioso que nos faz achar que, por religiosos sermos, melhores somos que os demais. Achamos que a religião – que, em verdade, escraviza e mata – é nossa porta de liberdade: ao cumprirmos seus ritos e participarmos de seus cultos, ao assumirmos sua linguagem, ao nos inteirarmos de seus sentidos, achamos que conseguimos estar mais perto de Deus. Quando pode ser que exatamente oposto seja o caminho que tenhamos tomado.
Homens santos foram para cama com aquela mulher. E se achavam melhores que ela, a ponto de fechar-lhe as portas à salvação – como se ela, a salvação, fosse uma exclusividade religiosa. É triste ver que essa mentalidade de juízo está na mente do próprio Simão, que leproso, segundo o cognome, era tão impuro e rejeitado quanto a prostituta. A visão religiosa, elitista, ritualista estava em alguém que também era sua vítima: Quando o fariseu viu isso, pensou assim: “Se este homem fosse, de fato, um profeta, saberia quem é esta mulher que está tocando nela e a vida de pecado que ela leva” (Lc. 7. 39). Como se a cultura da exploração usasse os explorados para se perpetuar. E, assim, Simão, além de leproso, era fariseu.
Se dependesse da religião para ser salva, a prostituta jamais encontraria paz. Mas ela ouviu falar de Jesus. Nenhum evangelista nos conta como ela ouviu falar. Nenhum nos diz como ela entrou naquela festa privada em que o leproso recebia Jesus. O evangelho só nos mostra uma mulher cônscia de seu pecado e de sua incapacidade de encontrar a salvação por si só. O evangelho apresenta uma mulher que encontra a paz de Jesus, aos pés de Jesus.
O desafio que me foi posto hoje é de me saber como essa prostituta. Eu sou como ela. Pecador impuro irremediável segundo os parâmetros da religião. Desesperado para ser reconstruído, por uma nova chance na vida. Profundamente cônscio de meu afastamento de Deus, ao mesmo tempo em que tremendamente sedento por uma relação mais plena e íntima com Jesus. Alguém que O quer buscar e encontrar. Que já descobriu que é mais fácil achá-Lo em mais improváveis lugares, uma vez que nos lugares que dizem tê-Lo, nunca mais O viu. Preciso encontrá-Lo de novo. E talvez tenha de encontrá-Lo na casa impura de Simão. Tendo Seus pés ungidos pelas lágrimas de uma impura prostituta. Preciso, em suma, de um reencontro com Jesus. Estou ferido.
E lamento perceber que eu não sou o único ferido pela Igreja/Religião. Muitos de nós carecem de um encontro renovador com Jesus. Estive em Fortaleza esta semana e o que mais ouvi foram os lamentos de feridos, machucados e excluídos da Igreja que se chama cristã. Muitos irmãos meus na mesma dor e no mesmo sofrimento. Muitos decepcionados com a religião que mata. Ansiosos por um reencontro com Jesus, já que a Igreja os tirou da comunhão com Ele. Muitos como aquela prostituta – desesperada por Jesus, excluída pela religião.
Há uma Igreja na qual devemos crer. Ela não tem paredes, templos ou placas. Ali, Jesus está festejando com pecadores terríveis, como eu e a prostituta. Estou procurando Jesus em alguma casa de Simão.


Daniel Dantas é mestre em Jornalismo e funcionário de carreira da Petrobrás

Nenhum comentário:

Postar um comentário